Descrição do Blog

Este Blog é um compilado de pesquisas, fatos históricos e curiosidades acerca de um dos mais importantes rios de Minas Gerais.
A intenção é reunir, em um único lugar, informações relevantes a respeito do Rio Paraibuna.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Medidas para Salvar o Paraibuna

Existem alguns projetos sendo executados no que tange a melhoria do sistema de tratamento de esgoto do Rio Paraibuna, sendo que a obra principal é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria.

Essa estação está sendo construída no bairro Granjas Bethel. Segundo o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, em entrevista concedida ao G1, o tratamento consiste em tirar toda a parte orgânica do esgoto, separá-la e nisso vai ser gerado um resíduo que será levado para um aterro sanitário.

A parte líquida, que é a água, vai ser devolvida para o rio. Esse esgoto chegará na estação através das tubulações que foram implantadas nas margens do Rio Paraibuna.

Segundo informações concedidas pela Central de Informações da Cesama, as obras seguem sendo realizadas em diversas frentes de trabalho na cidade, com implantação de interceptores ao longo das margens do Rio Paraibuna e a construção de elevatórias de esgoto. Já a ETE, está com 75% das obras concluídas.

As obras que se iniciaram em Julho de 2013, com previsão de término para Julho de 2015, sofreram atraso no cronograma e a previsão é de que sejam finalizadas em 2016. Tendo sido gasto, no total, um valor estimado de 130 milhões de reais.

A Cesama está investindo no tratamento do esgoto, para que o efluente coletado seja tratado e volte ao meio ambiente com menor ou quase nenhuma carga poluidora. A eficiência do tratamento é de aproximadamente 95% e, desta forma, além de preservar o meio ambiente e possibilitar o retorno de peixes, aves e diversos outros animais, o processo contribui para a diminuição de várias doenças veiculadas pela água, como verminoses, diarréia e cólera, entre tantas outras e, ainda, elimina o mau cheiro que atinge as localidades próximas a rios e córregos.

Por outro lado, a poluição de rios e córregos se dá, também, por meio de lixos, materiais e entulhos que são lançados nos cursos d'água. É aí que entra a participação da população, para que se conscientize e não utilize rios e córregos como lixeira. 

O lixo deve ser armazenado e separado corretamente para ser recolhido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). Em hipótese nenhuma, ele deve ser descartados nos corpos hídricos.

Outra forma de contribuição da população para que o sistema de saneamento funcione bem é o correto direcionamento das águas de chuvas de seus imóveis. Esta água nunca deve ser direcionada para a rede de esgoto, pois causa sobrecarga nas tubulações e prejudica o processo de tratamento. 

As águas pluviais devem ser encaminhadas para as redes de drenagem pluvial.

Nesta primeira etapa, o tratamento pode chegar a 65%, sendo que o processo utilizado será o de reator UASB com tratamento anaeróbio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário