Descrição do Blog

Este Blog é um compilado de pesquisas, fatos históricos e curiosidades acerca de um dos mais importantes rios de Minas Gerais.
A intenção é reunir, em um único lugar, informações relevantes a respeito do Rio Paraibuna.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Importância do Paraibuna para JF - Abastecimento Energético

Aproximadamente 12,5% do abastecimento energético de Juiz de Fora é mantido pelas usinas do Rio Paraibuna, conhecidas como Joasal, Paciência e Marmelos, incorporadas pela CEMIG. 



Usina de Joasal
A Usina Hidrelétrica de Joasal é uma usina hidrelétrica brasileira localizada no município de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais.
A usina está instalada no rio Paraibuna, afluente do rio Paraíba do Sul. Sua operação iniciou-se no ano de 1950. Atualmente é operada pela Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (CEMIG).
barragem da usina possui 35 metros de comprimento e altura de 4 metros. A casa de força abriga cinco unidades geradoras, totalizando uma potência instalada de 8,4 MW.

Usina de Paciência
A Usina Hidrelétrica de Paciência é uma usina hidrelétrica brasileira localizada no município de Matias Barbosa, estado de Minas Gerais.
A usina está instalada no rio Paraibuna, afluente do rio Paraíba do Sul. Sua operação iniciou-se no ano de 1930. Atualmente é operada pela Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (CEMIG).1
barragem da usina possui 55 metros de comprimento e altura de 9 metros. A casa de força abriga três unidades geradoras, totalizando uma potência instalada de 4,08 MW.

Usina de Marmelos
A Usina Hidrelétrica de Marmelos foi a primeira grande usina hidrelétrica da América do Sul, inaugurada em Juiz de ForaMinas Gerais, no ano de 1889.
O empreendimento foi idealizado por Bernardo Mascarenhas, importante industrial de Juiz de Fora, fundador da Companhia Mineira de Eletricidade em 1888. A Usina de Marmelos foi projetada para atender não apenas as indústrias de tecidos do empresário, mas também para fornecer eletricidade à iluminação pública da cidade, antes alimentada a gás.
A usina está localizada no Rio Paraibuna, às margens da Estrada União e Indústria, outro importante marco da engenharia no Brasil no século XIX. O pioneirismo valeu a Juiz de Fora o título de "Manchester Mineira".
A crescente demanda por energia levou sucessivas expansões da usina, que atualmente conta com uma potência instalada de 4 MW, sendo portanto uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica), conforme a classificação adotada pela ANEEL atualmente.
Companhia Energética de Minas Gerais adquiriu a hidrelétrica em 1980. Em 1983, a Usina de Marmelos foi tombada pelo patrimônio municipal de Juiz de Fora e transformada em espaço cultural. Foi instalado na edificação da usina o Museu de Marmelos Zero, que desde 2000 é administrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário